Luva de manipulação, vilã ou aliada?

Blog
/ 31.maio.2021

O uso da luva durante os processos de manipulação e higiene tem sido eficiente?

Manipuladores de alimentos devem adotar procedimentos que minimizem o risco de contaminação dos alimentos preparados, e a antissepsia das mãos e uso de utensílios ou luvas descartáveis auxiliam bastante esse processo. Em tempos de pandemia, o uso da luva tornou-se ainda mais importante! E vamos entender o por quê.

  • Qual importância?

-Previne a contaminação dos alimentos, pois a mão, mesmo limpa, é uma fonte altíssima de contaminação.

-Usar luva sem higienizar as mãos não é suficiente.
-Usar a mesma luva para todos os processos de manipulação é um erro! Pois favorece ainda mais a contaminação.

-Protege o colaborador de cortes nas mãos e de queimaduras por produtos de limpeza corrosivos.

 

  • Quando usar a luva?

– Ao manipular alimentos prontos para consumo e que não passarão pelo processo de cocção e higienização. E, ao mexer em produtos de limpeza corrosivos (verificar no rótulo do produto)

 

  • Diferenciando as luvas?

– Luva de vinil, plástica ou látex: utilizadas na manipulação de alimentos. São descartáveis e devem ser utilizadas principalmente no manuseio de alimentos prontos, semipreparados e com alto risco de contaminação.

– Luva de malha de aço: recomendada no manuseio de carnes. Não são descartáveis e necessitam do processo de higienização eficiente após uso.

– Luva de borracha: recomendada para manejo de lixo, vidro quebrado, produtos de limpeza abrasivos etc. Também não são descartáveis e após serem utilizadas, precisam ser higienizadas e armazenadas em local apropriado.

Além disso, também existem as luvas térmicas que precisam ser higienizadas adequadamente e utilizadas em equipamentos quentes.

Agora que você entendeu sobre a importância do uso de luvas, vale a pena manter-se atento se os colaboradores estão fazendo o uso adequado das mesmas. Os funcionários precisam ser treinados. Podemos auxiliar nesse processo. Entre em contato com a gente e solicite uma visita técnica.

 

[formidable id=”6″]

COMENTE PELO FACEBOOK

COMENTE NO BLOG