05 dicas para manter a Higiene Ambiental da sua cozinha
A qualidade do alimento oferecido ao consumidor depende de como ele é produzido, origem da mercadoria, condições físicas da cozinha, dentre outros processos extremamente importantes. Mas como está a Higiene Ambiental da sua cozinha? A higiene é o meio mais eficaz para garantir segurança ao consumidor final e manter a credibilidade do seu negócio. Pois, assim se assegura perante as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Estando com tudo em dia não tem mais motivos para se preocupar.
A Higiene Ambiental da sua cozinha merece uma atenção especial, e deve ser praticado em qualquer segmento. Com ela você consegue impedir a contaminação dos alimentos, causados por micro-organismos patogênicos, ou seja, prejudiciais à saúde e causadores de doenças. As técnicas de higienização devem se adequar às condições do seu estabelecimento. Preparamos cinco dicas que vão mudar a qualidade do seu empreendimento.
1 – Local adequado
Vamos começar pela sua estrutura física. Você precisa saber se o seu local é adequado para o seu Negócio Gastronômico e para lidar com alimentos. O local, acima de tudo, precisa estar no zoneamento permitido pela prefeitura, tendo junto o alvará de funcionamento. Quer saber mais sobre isso? Veja tudo sobre as normas da Vigilância Sanitária.
2 – Limpeza e Desinfecção
A limpeza deve vir primeiro da desinfecção. A limpeza envolve a remoção da sujeira, por ação mecânica. Já a desinfecção é o processo de eliminar os micro-organismos por meio da utilização de produtos químicos específicos, como por exemplo, os clorados ou a base de álcool. Não se esqueça dos utensílios utilizados, eles também devem estar sempre limpos e desinfetados. E não pense que a prática deve ser realizada somente nas áreas expostas e externas do estabelecimento, a limpeza deve envolver armários, freezers, fogão, coifas, dentre outros.
3 – Lixo
Alguns insetos ou animais como ratos, baratas e mosquitos surgem com a acumulação de lixos, entulho e resíduos orgânicos que não foram descartados. Eles tendem a procurar esse ambiente em busca de alimentos. Por isso a limpeza dos ambientes internos e desinfecção os mantem longe da sua cozinha. Não se esqueça que o seu lixo deve ser utilizado com tampa e com saco plásticas, sendo descartado diariamente no local apropriado para recolhimento.
4 -Qualidade da água
Você sabia que a água corrente potável é muito importante para a não contaminar seu ambiente, e principalmente os alimentos? Ela faz parte da Higiene Ambiental da sua cozinha e está ligada diretamente a saúde dos consumidores. Faça a higienização da caixa d’agua a cada seis meses, e ateste a qualidade dessa água por meio de análises laboratoriais.
5 -Contrate o serviço de uma assessoria especializada
Uma consultoria especializada para o desenvolvimento e acompanhamento das boas práticas é essencial para todo o funcionamento adequado do seu Negócio Gastronômico. O esclarecimento entre as pessoas que lidam diretamente com alimentação, com a higiene e manipulação de alimentos contribui para o crescimento do seu negócio de uma forma bastante significativa. Evite contaminações, faça manutenções, e siga um padrão de qualidade. A higiene sempre em primeiro lugar. Faça uma consultoria com a gente, atendemos em Goiânia e região metropolitana.
O esclarecimento entre as pessoas que lidam diretamente com alimentação, com a higiene e manipulação de alimentos contribui para o crescimento do seu negócio de uma forma bastante significativa. Evite contaminações, faça manutenções, e siga um padrão adequado. A higiene vem sempre em primeiro lugar. Faça uma consultoria com a gente, atendemos em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
Como se Adequar à Lei da Vigilância Sanitária do Jeito Certo!
COMENTE PELO FACEBOOK