Contaminação cruzada

Blog
/ 06.nov.2017

Como prevenir? 

As superfícies dos utensílios, utilizados no preparo dos alimentos, devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização das mesmos. Dessa forma, utensílios de madeira, como facas e tábuas de corte, por exemplo, são proibidos em áreas de manipulação de alimentos. Essa regra reduz o risco de CONTAMINAÇÃO CRUZADA, e vale para todos os serviços de alimentação, segundo Resolução – RDC 216/2004.

 

A separação dos utensílios por áreas de trabalho (“praças”) não apenas reduz o risco de contaminação, mas também, favorece a organização da cozinha de uma maneira geral.  Uma dúvida muito frequente é com relação às tábuas de corte. Embora, na legislação, não haja padronização de cores para tábuas de corte, existe um consenso prático sobre o assunto.

 

Tábua azul: pescados e frutos do mar.

Tábua amarela: aves.

Tábua vermelha: carnes vermelhas.

Tábua verde: para frutas e verduras.

Tábua branca: pães e laticínios.

 

Caso seu estabelecimento ainda não utilize a separação por cores, é recomendado utilizar a tábua branca. Lembrando que ao trocar de preparação, a tábua deve ser devidamente higienizada, isto é, lavada com água e detergente neutro, e em seguida, sanitizada com álcool 70%. A tábua utilizada para uma preparação crua nunca deve ser utilizada para uma preparação pronta, sem antes passar pelo processo de higienização.

 

Quer ter qualidade em seus processos? Melhore a qualidade dos produtos e conquiste o sucesso que deseja. Fale conosco e solicite uma visita técnica pelo telefone: (62) 98154-9698 ou nos envie email: contato@foodseg.com.br.

 

 

 

[formidable id=”6″]

COMENTE PELO FACEBOOK

COMENTE NO BLOG