Tudo sobre as Normas da Vigilância Sanitária
Tudo sobre as Normas da Vigilância Sanitária
Deseja ter sucesso e qualidade em seu estabelecimento? Vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre as Normas da Vigilância Sanitária.
Entendemos que o sucesso do seu estabelecimento depende de vários fatores, e um dos principais, é o cumprimento das normas da Vigilância Sanitárias. Não é tarefa fácil cuidar de todos os detalhes, por isso é preciso ficar atento em cada passo dado.
As normas da vigilância sanitária, quando se trata de alimentação, pode mudar a sua visibilidade e reputação, isso é válido tanto para o lado positivo, quanto para o negativo. A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, trabalha com órgãos estaduais e municipais, a fim de garantir qualidade ao consumidor, e tudo isso está ligado desde a parte estrutural do estabelecimento, até a exposição final do produto.
Se você está em busca de visibilidade no mercado diante seus concorrentes, a primeira coisa é preocupa-se com o funcionamento adequado e compreender sobre a importância das normas da Vigilância Sanitária em seu estabelecimento. Os riscos na alimentação são possíveis em qualquer local, e ao evitá-los, você assegurará qualidade ao seu empreendimento. Para isso, invista na estrutura física e na gestão de pessoas. Além disso, lembre-se de que a não adequação expõe seu estabelecimento à multas, processos e interdições que podem te dar muito mais trabalho do que a simples adequação à lei.
Como está a sua estrutura Física?
Para ter um bom desempenho, as instalações internas devem estar de acordo com a atividade do seu estabelecimento, sem cruzamento de fluxo e em bom estado de conservação. Sua produção tem pia para higienização das mãos, na área de manipulação de alimentos, localizada em ponto estratégico? Certifique se as lixeiras possuem tampa e pedal, e se são apropriadas e se foram devidamente instaladas. As suas portas de acesso à cozinha fecham automaticamente e são teladas? Verifique também quais são os pontos de escoamento de água e se a caixa de gordura está fora da área de produção. A iluminação deve estar adequada em todos os pontos do seu estabelecimento, principalmente na área de preparo. E não se esqueça das instalações elétricas, devem estar sempre fora de perigo para qualquer pessoa que esteja circulando.
Como se Adequar à Lei da Vigilância Sanitária do Jeito Certo!
O seu alimento está apropriado para o consumo?
As orientações devem ser seguidas principalmente aos rótulos de cada produto adquirido para o preparo, desde o armazenamento adequado até a data vigente para o consumo. Os produtos de origem animal, devem ser adquiridos apenas por empresas que apresentam selo de inspeção. Após a abertura dos produtos, esses devem ser guardados em embalagens específicas e etiquetados devidamente. Qualquer alimento que for servido ao cliente, deve ser preparado e armazenado de forma higiênica. Quer saber mais sobre a Importância da higienização dos alimentos em um negócio gastronômico.
Cuide do que é visto e utilizado pelos clientes.
Envolva o treinamento de pessoas em todos os processos!
Além da higienização pessoal dos seus funcionários, é preciso manter em dia o treinamento de Boas Práticas. Os manipuladores de alimentos precisam compreender a importância dos hábitos seguros. Para evitar contaminações por meio dos alimentos, é necessário saber sobre o risco do tempo/temperatura, modo correto de preparo, cuidados no armazenamento e recebimento etc. Os treinamentos devem ser comprovados para os fiscais sanitários por meio de registros.
Deixe todos os registros em dia!
O que são registros? São os documentos que comprovam a execução das tarefas, por meio de assinaturas e laudos. Dentro dos registros, destacamos a manutenção de equipamentos, check list de higiene ambiental, controle da qualidade do óleo, controle de saúde do colaborador, planilhas de temperatura, Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs). Se quiser saber mais sobre isso, clique no link acima. Vale ressaltar que o alvará de funcionamento e certificado do corpo de bombeiros devem ser atualizados anualmente.
Agora que você está por dentro de algumas das exigências dos órgãos sanitários, tenha certeza de que possui todos os documentos e registros necessários. Quer saber mais sobre os nossos conteúdos? Assine agora a nossa newsletter, ou entre em contato. Podemos cuidar de tudo para você. Atendemos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e demais regiões metropolitanas.
Como se Adequar à Lei da Vigilância Sanitária do Jeito Certo!
COMENTE PELO FACEBOOK