Rotulagem Nutricional

Rotulagem Nutricional

/ 28.jun.2019

Você sabe qual é a importância de adequar os seus alimentos à rotulagem nutricional? A obrigatoriedade da ANVISA – Agência Nacional De Vigilância Sanitária foi implantada para orientar todos os setores produtivos de alimentos. Com a necessidade de incluir todas as informações relevantes no rotulo, para que a ANVISA verifique como o alimento foi formulado e se necessário solicitar revisões com novas fórmulas. Mas o ponto principal da rotulagem é informar todos os consumidores daquele produto sobre a composição do alimento, a fim de orientá-lo ao consumo adequado, uma dieta mais equilibrada e uma vida mais saudável.

E você sabe quais são os alimentos que precisam dessa rotulagem nutricional? São todos aqueles produzidos para comercialização e que são embalados na ausência do consumidor. Ou seja, em um outro recipiente que não esteja a mostra, mas que já está pronto para o consumo. Vamos listar alguns produtos mais comercializados e que talvez esteja em sua lista.

– Alimentos que são especiarias;
– As bebidas alcoólicas;
– Sucos em garrafas;
– Águas Mineral para o consumo humano;
– Vinagres em geral;
– Alimentos produzidos em restaurantes e embalados para o consumo final;
– Produtos que são retirados da embalagem original, divididos e embalados separadamente e ficam em pontos de venda a varejo;
– Frutas e vegetais;
– Carnes in natura, refrigerados e congelados;
– Sal (cloreto de sódio);
– Qualquer tipo de erva sem adição de outros ingredientes. 

Esses são alguns dos principais alimentos que precisam de rotulagem nutricional específica à sua composição para a verificação da ANVISA e do cliente. Para os produtos a granel e que também são pesados à vista do consumidor ou colocado em uma embalagem no momento da venda, não se aplica a necessidade de rotulagem. Mas dependento da necessidade do produtor, se for em grande quantidade ou se houver interesse do fabricante, as informações nutricionais devem atender a referida Resolução. Sendo visível e claro para a conferencia do consumidor.

Lembrando que todas as rotulagens devem seguir a Resolução RDC n. 360/2003, que são estabelecidas na legislação para aplicação, estando em descrita de uma forma clara e fácil para o consumidor conseguir ler a rotulagem nutricional por isso a necessidade de visualização e entendimento. Assim você consegue manter o consumo do cliente e de fácil acesso.

Esteja sempre atento as previsões de mudanças nas normas e leis estabelecidas para rotulagem. Temos uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo. Cadastre-se agora mesmo e saiba mais sobre a FoodSeg.