Sua cozinha está uma bagunça??

Blog
/ 16.fev.2019

Importância de um ambiente limpo e organizado

 

O ambiente limpo e organizado previne o aparecimento de pragas, maximiza procedimentos operacionais e evita acidentes de trabalho. Organização e limpeza não dependem de grandes investimentos financeiros. É preciso ter bom planejamento, para adequada execução dos cronogramas de limpeza, força de vontade do manipulador de alimentos e acompanhamento dos procedimentos operacionais. É aí que entra o trabalho do nutricionista! Vale ressaltar, falta de organização e limpeza não comportam prazos nas fiscalizações sanitárias.

Então vamos la..

A higiene ambiental da empresa compreende as operações de higienização da estrutura física, como: piso, paredes, equipamentos, bancadas de trabalho e utensílios, realizadas de maneira frequente para minimizar os riscos de contaminação dos alimentos. Como primeira etapa da higienização, deve-se proceder com a limpeza, que consiste em remover as substâncias visíveis indesejáveis como terra, poeira, gordura, restos de comida e outras sujidades, utilizando água potável e sabão ou detergente neutro.             Em seguida deve-se fazer a sanitização para remover ou reduzir a níveis aceitáveis os micro-organismos, invisíveis a olho nu. Na empresa são utilizados como sanitizantes, solução de cloro a 200 mg/litro e álcool a concentração 70%. Após aplicação de solução clorada, as superfícies devem ser enxaguadas em água corrente. Nos casos onde for utilizado o álcool 70%, não deve haver enxágue.

Utensílios que entram em contato com alimentos devem ser armazenados em locais limpos e sem objetos em desuso (ou seja, que não sejam para aquela finalidade). De modo geral, alimentos ou recipientes com alimentos, como por exemplo, caixas de polietileno, devem ficar dispostos sobre estrados ou prateleiras com espaçamento mínimo necessário que garanta a circulação de ar ambiente ou frio. Ao empilhar alimentos prontos para consumo, proteger com plástico, folha de alumínio ou papel impermeável, sendo a cobertura isolada para cada recipiente, evitando que o fundo de uma entre em contato com o recipiente inferior. Não devem haver caixas de papelão em áreas de armazenamento sob ar frio (geladeiras, freezers), e qualquer alimento com sua embalagem original aberta deve ser acondicionado de forma que se mantenha protegido. Determinados alimentos, depois de abertos devem ser transferidos das embalagens originais para embalagens apropriadas, higienizadas e cobertas. Na impossibilidade de manter o rótulo original do produto, as informações deverão ser transcritas em etiqueta (identificação e data de validade).

Enfim, são esses alguns cuidados simples que auxiliam na qualidade do produto final. Ambiente limpo e organizado é tudo de bom, não? Tratando de cozinha, então, esse assunto é prioridade!! Nós da FOODSEG nos preocupamos com esse assunto. Fale conosco e solicite uma visita técnica pelo telefone: (62) 98154-9698 ou nos envie email: contato@foodseg.com.br.

[formidable id=”6″]

COMENTE PELO FACEBOOK

COMENTE NO BLOG